Pages

sábado, 1 de maio de 2010

Se eu pudesse viver minha vida novamente...

Desafio Literário - Abril/2010
Tema:Escritores Latino-americanos
Autor do livro: Rubem Alves
Editora: Verus
Nº de páginas: 153


INSTANTES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida,
na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser perfeito; relaxaria mais.
Seria mais tolo do que tenho sido; na verdade,
bem poucas coisas levaria a sério.

[...]
Mas, se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos.
Porque, se não sabes, disso é feita a vida, só de momentos,
não percas o agora.[...]
Jorge Luís Borges

Há algum tempo eu ganhei um livro de Rubem Alves de uma grande amiga minha. Não nego que o deixei guardado no meu armário, pois Rubem Alves não é... o que posso dizer... o estilo de livro que eu goste muito. Mas, ao pegar o desafio literário, e como eu tinha pouco tempo para a leitura do mês de abril, resolvi resgatar esse livro de Rubem Alves do meu armário.
Após a leitura, cheguei a uma conclusão: Como foi que eu demorei tanto tempo pra ler esse livro?
Rubem Alves nos faz um convite à reflexão. Durante a leitura do livro pensei várias vezes o que ando fazendo da minha vida e se iria me arrepender algum dia. Pensei também em vários momentos pelos quais passei.
A leitura do livro foi como um retorno à minha infância, à minha adolescência, mas um retorno sem volta, pois não dá pra voltar e mudar algumas coisas. Porém, ao mesmo tempo que você percebe que não dá pra mudar, você também dá valor a alguns momentos vividos e fica contente por ter tido a oportunidade de ter “experimentado” aquilo.
Ter experimentado as brincadeiras na rua, sem ter o medo de ser assaltada, as conversas até tarde da noite na porta de casa, as reuniões com as amigas, o carinho da minha vó.
Rubem Alves me remeteu a uma infância que tenho muita saudade, trouxe para mim a lembrança do perfume da minha vó, mas também a tristeza de não ter aproveitado alguns pequenos instantes que na época parecia não ser tão importante, mas hoje, vejo a importância de cada momento.
Não tenho certeza do que eu faria se eu pudesse viver minha vida novamente. Creio que mudaria muitas coisas, mas outras, manteria da mesma forma, porque apesar de tudo, estou conseguindo vencer, estou conseguindo ser... Muito mais do que eu esperava há algum tempo....
A única coisa que sei, é que se eu pudesse viver minha vida novamente, teria lido as delicadas palavras de Rubem Alves antes e teria percebido o porquê da minha amiga ter me dado esse livro naquele momento da minha vida.




3 comentários:

Vivi disse...

Uma viagem as coisas boas da vida...assim defino a experiência que é ler Rubem Alves. Com certeza essa deve ser uma leitura memorável. Tá anotada a dica!

Anônimo disse...

Adorei a resenha! Vou colocar na minha lista!!! Ate' maio ... Beijos

;Lili disse...

Obrigada pela visita, meninas xD

Eu tinha lido apenas pequenos textos de Rubem Alves. Me emocionei ao ler esse livro.

Até as resenhas de Maio.