Pages

segunda-feira, 22 de março de 2010

Há sempre uma esperança...


"A esperança não murcha, ela não cansa, também como ela não sucumbe a crença. Vão-se sonhos nas asas da descrença, voltam sonhos nas asas da esperança."

Augusto dos Anjos

Segundo a mitologia grega, Pandora, a primeira mulher, é também a culpada, assim como Eva, por todos os males da humanidade. Porém, diferente de Eva, Pandora não mordeu o fruto proibido do Jardim do Edem, a sua curiosidade é que levou aos humanos tudo de mal que hoje nos aflige.

Pandora foi enviada por Zeus a Epimeteu, pois este, de certa forma, vinha a algum tempo colocando a imagem dos deuses do Olimpo em detrimento. Como nenhum deus poderia aceitar aquela situação, Zeus reuniu os deuses e eles criaram a mais linda mulher para que Epimeteu pudesse tomá-la como esposa. Ele, contrariando os conselhos do irmão, aceitou o presente vindo do Olimpo, mas junto com Pandora vinha uma caixa que continha todos os males dos quais a humanidade ainda estava liberta.

Vítima da sua própria curiosidade, Pandora abriu a caixa libertando todos os males, deixando nela apenas um simples dom – a esperança.

Muitos se perguntam por que a esperança, uma coisa tão boa, poderia estar no meio de tantos males.

Há várias interpretações para o mito de Pandora. Muitos até questionam se a esperança estava realmente lá.

Não sei dizer ao certo se havia esperança na bendita caixa, a única coisa que eu sei é que viver hoje sem esperança é quase impossível.

Quando estamos confusos, quando estamos desacreditados, quando nos sentimos mal, quando nós buscamos sentido para a vida, parece que a única coisa que nos faz levantar a cabeça e seguir em frente é esse sentimento – a esperança.

Esperança ( esperar + -ança ) Disposição do espírito que induz a esperar uma coisa que há de se realizar.

O que seria de nós se não cultivássemos esse sentimento? O que seria de nós se não tivéssemos expectativas, confiança?

São elas que nos impulsionam... É a esperança, é o acreditar que tudo vai dar certo, que vamos conseguir, pois o importante hoje não é o que você é, mas o que você quer ser, o que você vai ser.

Só desconfie do destino. Nada é por acaso... Nem sempre tudo está nas mãos do destino, às vezes, você precisa escrever o seu destino e tomar as suas decisões.

A esperança é boa, mas não podemos ficar reféns dela. É preciso realizar mais do que sonhar, viver mais do que esperar...

A esperança é necessária, porém mais importante do que ela, é acreditar em você.

É difícil, eu sei. Parece que nada vai dar certo. Parece que tudo está agindo para te fazer mal... Mas tenha certeza “nenhum fardo é pesado o bastante que você não possa carregar”.

Afinal,


"É necessário ter o caos cá dentro para gerar uma estrela."

Friedrich Nietzsche


A mais brilhante estrela.


5 comentários:

Nanda ⋆ disse...

Concordo que viver sem a esperança é uma coisa praticamente impossivel nos dias de hj. Porém, existem certos momentos em nossas vidas, que nos sentimos tão mal, tão perdidos, tão sem rumos, que a esperança simplesmente parece fugir de nossas vidas, deixando apenas o gostinho amargo do tentar e não conseguir.

Precisamos realmente tentar ter sempre esperança, mas como acreditar que algo vai dar certo se tudo que vc tenta dá sempre errado? É aí que a esperança tbm começa a ir embora.

Sim, é dificil em demasia quando tudo está agindo contra vc. Acreditar em si quando nada dá certo? Algo praticamente impossivel. Porém, continuamos tentando na medida do possivel. Experimentamos os nossos momentos de extrema frustração, tristeza, completo desespero. Quando surge uma nova oportunidade, aparece a euforia, a alegria e a esperança ressurge, fazendo a gente voltar a acreditar que talvez nem tudo esteja perdido.

Eu, particularmente, estou juntando a minha esperança pelo caminho, refazendo-a a cada dia um pouco, a fim de não cair no mais profundo buraco negro, onde nada faz sentido na vida, onde a única coisa que experimentamos é a tristeza. Aos poucos eu a reconstruo. E imagino que todas as pessoas possam ser capazes de fazer isso, mas claro, cada um a seu tempo, usando a força que lhe é dada a cada dia.

Nem vou comentar sobre a parte da mitologia grega, pq esse assunto não é a minha especialidade, rsrs.

Ana disse...

Verdade! Mas é preciso acreditar.

Resumiindo ~ disse...

O texto tá incrivél, realmente esperança é a ultima que morrer a a primeira a nós mover para seguimos acreditando na vida.

Ah, o que seria do homem se não existesse o caos dentro de si? Acho qe só existiriamos e desapareceriamos, sem nenhuma propósito :/ cadê o animo disso? kkkkkk

Por isso, q eu sou uma estrelinha :P

Insana disse...

Tava lendo seu perfil e realmente a Martha nos faz pensar!....Comigo aconteceu quase o mesmo, porém ganhei "Doidas e Santas" e resolvi tentar escrever tb....
Bom, adorei seus textos!!!

Patota disse...

Resuniiindo,

Obrigada pelo comentário xD
Realmente, é preciso ter um propósito pra poder seguir em frente.

Insana,

Escrevo aqui de ocasião. rsrs
Deveria ser mais responsável com o blog, mas, às vezes, o tempo me corrói. A Martha é fantástica.

Obrigada pelo comentário.